Categorias
Utilidade pública

Você sabe o que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de Outubro que se iniciou nos Estados Unidos em 1990 e tem como função conscientizar, informar e prevenir sobre o Câncer de Mama.

Outubro Rosa – conheça esta Campanha

Olá, tudo bem?

Me chamo Renata Sugai. Sou médica graduada pela Unifenas –Campus Alfenas, pós graduada em Nutrologia pela Academia Dr. Lair Ribeiro e recentemente concluí Especialização em Saúde da Família. Trabalhei por mais de 2 anos no Sul de Minas como médica da Estratégia de Saúde da Família e como plantonista em diversos hospitais da região. Atualmente moro e trabalho na região Noroeste do interior Paulista e atuo como Nutróloga, plantonista e médica da Família.

A Medicina sempre foi um sonho e hoje posso exercer diariamente este sonho que se tornou realidade. Através do meu trabalho consigo tocar o coração e a essência humana e colaborar com a saúde dos meus pacientes.

Mediante isso, gostaria de lembra-los que este Mês de Outubro é totalmente dedicado à Campanha Outubro Rosa, que é uma campanha anual realizada mundialmente que iniciou nos Estados Unidos em 1990. Tem como função conscientizar, informar e prevenir sobre o Câncer de Mama. Esta mobilização visa promover conteúdos de saúde bem como encorajar as mulheres a se prevenirem realizando exames de rotina. Durante este mês, o enfoque das instituições de saúde são temas relacionados à saúde da mulher.

O Câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode ser assintomático para algumas mulheres. As alterações possíveis são: nódulo na mama; vermelhidão; dor na mama ou no mamilo; coceira frequente na mama ou no mamilo; endurecimento da pele da mama se assemelhando à aspecto de casca de laranja; secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos.

O Câncer de Mama é o tipo de Câncer que mais acomete as mulheres no mundo todo. Mediante isto, torna-se essencial medidas de prevenção. O auto-exame das mamas é uma técnica simples e de grande importância para ajudar no diagnóstico precoce. Deve ser realizado após os 20 de idade. O auto-exame é feito 7 dias após o início da menstruação e quando se está na menopausa, deve ser escolhido uma data para ser realizado uma vez ao mês.

A mamografia é o exame de imagem, uma espécie de raio-x, que é utilizado para avaliar as mamas e consegue detectar alterações iniciais, conferindo maior chance de tratamento e cura. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame. Mulheres com uma ou mais parentes de primeiro grau que tiveram a doença (mãe, filha e/ou irmã) é aconselhado iniciar aos 35 anos de idade.

Os homens também podem desenvolver Câncer de Mama. A incidência é de 1 homem para cada 100 mil mulheres. Diferente de nós mulheres, não desenvolvem a glândula mamária, mas ainda assim podem apresentar este problema de saúde. Por isso é importante observarem a presença de nódulo ou aumento do tamanho das mamas.

A Campanha Outubro Rosa vem para reforçar as necessidade de cuidado com a nossa saúde. Mas lembre-se, independente da época, consulte com regularidade seu médico de confiança e sempre faça seus exames de rotina. Cuidar é prevenir.

Dra. Renata Ferreira Barbosa Sugai – Médica Clínica Geral
CRM SP: 192.877

Fonte:
www.inca.com.br
www.oncoguia.com.br
www.bvsms.gov.br